top of page
carnaval.jpg

A IDADE MÉDIA OCIDENTAL E OS MODELOS DO ORIENTE

Po de bruxa.jpg

Todos os direitos reservados a Lorena Lopes, Natielen Trindade e Maiana Pinheiro

Escute no Spotify

Pó de Bruxa

​

Sequência de podcasts sobre mulheres e bruxarias, em diferentes tempos históricos.

​

O primeiro episódio, gravado por Lorena Lopes, discute o tema de onde vão discorrer todos os outros: a inquisição. Nesse primeiro bloco é abordado como a inquisição surgiu, o que ela foi, em quais países ela existiu e como foi possível esse êxito e expansão em diferentes regiões. De forma resumida é abordado desde o princípio da inquisição até a dita caça às bruxas, e como essa caça às mulheres foi instituída através de um pretexto religioso que culpabilizava as mulheres que possuíam conhecimentos “proibidos” para o período e, como foi benéfico para a igreja que a mulher fosse colocada nesse papel de inimiga e grande vilã do bem, do sagrado.
O segundo episódio “Caça às bruxas e o papel social feminino” Natielen Trindade fala em que período ocorreu a caça às bruxas e as razões para que se tornasse um movimento religioso, sendo a igreja católica um dos principais perseguidores. Também é citado no episódio que as mulheres consideradas bruxas eram, geralmente, as mais pobres, idosas ou com alguma deficiência física. Era comum que essas mulheres fossem perseguidas por terem algum conhecimento sobre ervas medicinais e por fazer remédios em troca de dinheiro para garantir sua sobrevivência.

 

Material de apoio

​

​

Outro ponto comentado no episódio é o ódio ao feminino que foi disseminado pela igreja católica, atribuindo às mulheres a responsabilidade pelo pecado original, demonizando a imagem do feminino ao afirmar que apenas mulheres poderiam ser bruxas, pois eram mais alcançáveis pelo mal, os homens que faziam o mesmo que as mulheres perseguidas eram considerados magos. Além das denúncias e dos motivos já citados, as mulheres foram perseguidas até mesmo pelos maus acontecimentos.
O terceiro episódio “A figura da bruxa na Idade Média e nos contos de fadas”, aborda a imagem construída da bruxa no período medieval e pós medieval, bem como um paralelo entre essa mesma imagem a que foi aderida aos contos de fadas atuais.
Ao longo do episódio, a narrativa parte de uma figura feminina atrelada a misticidade e conexão com a natureza, vai para uma mulher relacionada com o demônio e perseguida por tal argumento, até a imagem da bruxa velha contemporânea. Também é discutido como essa visão “modificada” da bruxa, permeia produções hollywoodianas e fazem com que a imagem real da mesma, se distancie ainda mais conforme essas produções a divulgam.
No último episódio “As bruxas de hoje”, Lorena Lopes e Maiana Pinheiro fazem uma reflexão sobre quem são as bruxas do século XXI, como as bruxas são vistas atualmente e se há ainda a visão medieval atribuída ao diabo, que se tinha antes.

bottom of page